sexta-feira, 28 de maio de 2010

DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:
• Conhecimento - Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão - Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação - Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise - Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese - Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação - Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou - 5)
COMPETÊNCIAS - Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou - 3)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.
METODOLOGIA - Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).
AÇÃO DIDÁTICA - Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou - 3) Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento
HABILIDADES - O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.
AVALIAÇÃO - Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR - CANTA. (+ ou - 3)
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.
FONTE: http://popnews.wordpress.com/2007/10/13/dicas-para-se-fazer-um-plano-de-aula/

Um comentário:

  1. Oi colega
    Vim retribuir a visita e achei seu blog muito legal. Parabéns
    Quanto a melhorar a definição do material publicado bem que eu gostaria de conseguir pois muitos visitantes pedem isso, mas não sei como atender.
    No meu blog tem meu e-mail pessoal. Os colegas enviam um e-mail solicitando a atividade de que precisam e eu envio para a caixa de msgs deles em formato word.
    Tenho feito assim.
    Se vc quiser alguma atividade do meu blog, escreva-me indicando qual que eu envio tá?
    Um abraço
    Elizabeth

    ResponderExcluir